Pular para o conteúdo principal

Pés em Passos


Hoje de manhã, saindo da feira da Glória (primeira vez na vida q consegui comer um pastel lá!), meus pés não aguentavam de cansaço do salto alto que estava usando pois trabalhei de 17h à 1h com eles, encontrei os amigos e fui relaxar. Quem troca o dia pela noite na função sabe o que é isso. Ao voltar pra casa, decidi me descalçar. Decidi me libertar do que me incomodava e me permiti sentir na pele o que é não ter um par de sapatos pra caminhar. Segui caminhando descalça da Glória à Tijuca, passando pela Lapa, no ponto de ônibus, no ônibus... Entrei no supermercado Pão de Açúcar descalça e mesmo sendo observada o tempo todo, não houve uma pessoa sequer para me abordar.


Nessa experiência, um misto de liberdade, consciência, entrega (abandonei o medo de machucar os pés), respeito, plenitude... Mas também vergonha. Vergonha por saber que se minha pele fosse mais escura ou se eu estivesse mal vestida, certamente essa minha liberdade de escolha (nesse caso) ao desapego teria sido tolida. Certamente eu viria a passar pela hostilidade, teria sido humilhada e considerada às margens dessa sociedade hipócrita. Descalcei meus sapatos. Descalcei-me de qualquer preconceito. Descalcei-me da dor e da alienação. Descalcei meus semelhantes da culpa e da opressão. O respeito começa dentro de nós. Nada aconteceu aos meus pés. O meu caminho eu sigo conscientemente leve.

(RJ; 25/02/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe Não Pode Atrasar

Mãe não pode atrasar para o preventivo, contraceptivo, medicação da cria. Mãe não pode se atrasar para parir, comemorar uma data festiva, se atentar no desenvolvimento da criança. Mãe não pode se atrasar para um compromisso mesmo tendo uma criança a tira colo. Dependendo do compromisso, a gente perde uma oportunidade decisiva. Não pode dormir um pouco a mais por estar cansada demais pq a criança acorda e quer a mãe, precisa da mãe. Mãe não pode se dar ao luxo de um passeio solo pq a maternagem toma todo o seu tempo e não sobra pra ela, nem dinheiro, nem a liberdade que o genitor que tá cagando e andando tem pra tudo. Mas a mãe solo não pode passear, tomar uns drinks, prosear sobre assuntos +18 com a tranquilidade de que a cria está em outro amparo responsável. A mãe solo também não consegue se dedicar aos estudos, ao trabalho nem à casa direito porque o bebê é prioridade e sem escolinha e creche, fica impossível alinhar. O genitor pode alienar todos os dias, de todas as formas. Ignorar

Geomentria

Retas, linhas, traços, filas Caixas, retóricas, sombras, cantos Olhos, olhares, palavras, suspiros Mentiras, verdades, discursos, novilhos Eis o reflexo do eixo na mais completa equação Lembra dos teus, e teus eus Na esperada formatação (14/09/2018)